Os veículos em segunda mão podem ser um bom negócio, mas exigem uma verificação atenta do seu estado. Neste artigo vamos ajudá-lo a efetuar uma validação ao seu potencial automóvel.

Agende um check-up completo com o nosso selo de garantia na nossa oficina se não se sentir confortável em fazê-lo de forma independente.

Aconselhamos sempre o cliente a procurar uma oficina confiável para efetuar qualquer despiste sobre o veículo que está a adquirir pois poderão existir muitas situações ocultas quando se adquire um carro em segunda mão.

Existem muitas situações de manutenção que devem ser avaliadas na compra de um veículo com determinado número de KM ou, pela falta de manutenção registada eletronicamente nos veículos mais recentes, ou gaps de KM com intervalos anormais o que pode sugerir que o veículo teve um acidente não reportado e esteve parado demasiado tempo.

É importante estar informado sobre possíveis gastos futuros com o veículo antes de o adquirir.

É muito comum os veículos usados estarem “bonitos” e pintados, com erros apagados, mas, existe a componente de substituição associada à quilometragem, por exemplo, a substituição da distribuição, caixas de velocidade automáticas, injetores, embraiagens, caixa de transferência, turbos e até motor!, que acarretam custos elevados para o cliente.

Da nossa experiência, consulte sempre um especialista de confiança antes de tomar uma decisão.

Ao longo dos anos fomos recebendo diversos veículos com “problemas menores” para resolver, vários adquiridos num período recente pelo cliente, levando a gastos elevados não contabilizados.

Estamos disponíveis para o ajudar a tomar uma decisão consciente e ajudá-lo a planear as suas manutenções de forma equilibrada e sem surpresas.

Preparamos uma check-list básica para o seu apoio na compra de um veículo.

Oficina

  • Check-up Completo

  • Verificar se os recalls da BMW foram efetuados

  • Verificar histórico de acidentes por relatório de chave

  • Verificar erros na centralina

  • Verificar danos internos na carroçaria

  • Verificar Turbos e Componentes de Motor

  • Verificar desgaste anormal dos componentes para a Quilometragem apresentada.

  • Verificar chassis

  • Verificar suspensões / direção

  • Verificar pneus e calibragem

Exterior do veículo

  • Folgas nas portas?

  • Espelhos estão em bom estado? Recolha os espelhos

  • Embaladeiras estão alinhas com a carroçaria?

  • Guarda lamas estão alinhados e sem ferrugem?

  • Para-choques frontal está alinhado e sem quebras? atenção que pode ter danos internos.

  • Faróis, piscas e faróis de nevoeiro?

  • Grelha oscila se mexer?

  • Capô tem todos os cantos alinhados com a carroçaria?

  • Para-brisas e borrachas? É muito comum estarem quebradas o que permite entradas de ar.

  • Verifique as jantes. Se as jantes tiverem muitos contrapesos as jantes precisam de ser retificadas ou podem não ter reparação.

  • Pneus. Verifique o estado dos pneus.

    Se a direção estiver desalinhada tem desgaste normalmente na parte interior mais acentuada.

  • Teto do carro exterior. Verifique se não tem mossas ou tinta desgastada bem como os frisos superiores.

  • Teto de abrir? Podem ter graves anomalias com as borrachas ou motor.

    Teste bem a abertura e fecho e simule em condução a 120km/h onde possível.

  • Antena. Verifique folgas e borrachas.

  • Para-choques traseiro. Se estiver desalinhado indica que pode ter sido acidentado.

  • Mala. Verifique se a mala sobe de forma correta e se mantém sem ceder.

    Se tiver que empurrar a mala ou cair com muita violência tem que trocar amortecedores da mala.

  • Vidro Traseiro. Verifique as borrachas e no caso de vidro basculante confirme o fecho elétrico.

  • Pintura Geral. Verifique se existem tonalidades diferentes. Indica que o carro foi parcialmente reparado ou teve um trabalho mal efetuado.

  • Verifique se existe humidade nos faróis todos. Se existir humidade indica que vai ter que trocar os faróis e podem ocultar esta situação que maior parte das vezes passa despercebida.

Interior do veículo

  • Estado geral do interior

  • Estofos? Verifique quebras ou rasgos e tonalidades diferentes normalmente do lado do condutor.

  • Inclinação e afastamento dos bancos elétricos ou manuais. Valide se funcionam sem barulhos estranhos.

  • Forro de teto. Verifique se não está descolado.

  • Palas do carro. Verique se não estão manchadas ou cedem quando deslocadas para outra posição.

  • Painéis das portas. Verifique folgas no material ou desgaste excessivo.

  • Apoio de braço. Verifique se tem folgas.

  • Cintos de segurança. Verifique se os mesmos funcionam corretamente e se não têm desgaste excessivo numa zona específica. Pode ocultar um acidente anterior.

    Quando existe um acidente violento os cintos tendem a ficar marcados.

  • Borrachas dos pedais. São peças de desgaste.

  • Volante. Verifique oscilações e valide se está bem alinhado com os pneus. Em caso de acidente grave normalmente não é possível colocar na posição correta ou não fica alinhado corretamente e entre o volante e a carroçaria fica desalinhado. Consegue validar visualmente ou rodando o volante nas duas direções.

  • Travão de mão. Nestes veículos norlmalmente ganham folgas e em modelos mais antigos podem não segurar o carro corretamente. Teste em inclinação

  • Instrumentos de bordo. Verifique se tem erros.

  • Funcionamento dos vidros. Verifique se os elevadores fazem barulho ou se todos fecham e abrem ao toque. Se não subirem automáticamente indica que pode ter sido mudado o elevador por um de concorrência e sem os modos necessários. Verifique riscos nos vidros que podem indicar que o mesmo foi desmontado e mal colocado. Verifique se fecham e abrem sem ceder ou descair para um dos lados.

  • Chaves e Fechaduras. Verifique em pormenor se tudo funciona corretamente. Nas chaves novas é possível retirar a chave manual e testar a abertura de portas.

  • Puxadores. Verifique se os puxadores estão riscados ou com folgas excessivas

  • Buzina. Deve ser suave e não ter que pressionar com muita força.

  • Ar condicionado. Verifique se faz frio e quente de forma rápida. Se não fizer poderá não ter o gás carregado.

  • Regulação dos retrovisores. Verifique se funcionam corretamente. O mau funcionamento pode indicar acidente anterior e má montagem.

  • Rádio ou multimédia. Verifique se todos os controlos estão a funcionar corretamente.

  • Isqueiro. Verifique se funciona por exemplo com um carregador de telefone.

  • Sistema de alarme. Se não funcionar pode indicar problemas elétricos ocultos.

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